terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A nossa aposta...

Embora o assunto sobre uma super-valorização de preços nas commodities seja assunto do passado, em 2008 alguns dados estão dando indícios que poderá dar-se aí a nova bolha especulativa.

Em 20 de fevereiro, o barril de petróleo bateu novo recorde sendo negociado a US$101,32. Dois dias antes a Vale aprovou um reajuste de mais de 70% para o minério de ferro. Até mesmo o chá sofreu aumento significativo  impulsionado pelos conflitos sociais e politicos no Quênia. 

Mesmo que a maior economia do mundo desacelere, China e Índia deverão manter aquecidos os preços das commodities em função, principalmente, dos seus investimentos em infra-estrutura. 

Com o mercado acionário apresentando resultados aquém do esperado e setor imobiliário contraído, há dinheiro especulativo de sobra procurando novos negócios. As commodities apesar das fortes valorizações recentes, atravesaram praticamente ilesas às recentes turbulências. 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Façam suas apostas...

Continuamos acreditando que as condições para a formação de uma nova bolha especulativa foram criadas. Gostaríamos de convidá-los a interagir com a gente, dando sua opinião sobre onde esta bolha irá acontecer, citando países, setores ou empresas. As fichas estão lançadas!